Setembro roxo 2025
Setembro Roxo 2025 Destaca Conscientização e Avanços no Tratamento da Fibrose Cística
Mês de conscientização reforça importância do diagnóstico precoce e acesso equitativo a terapias inovadoras pelo SUS
Setembro é o Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística. Conhecida como doença do beijo salgado ou mucoviscidose, a condição rara atinge mais de seis mil brasileiros. Em todo o mundo, há registros de cerca de 105 mil casos.
A fibrose cística causa sintomas como:
- - Tosse crônica
- - Pneumonia de repetição
- - Suor mais salgado que o normal
- - Baqueteamento digital (inchaço da ponta dos dedos e alterações na unha)
- - Diarreia
- - Dificuldade para ganhar peso e estatura
Uma das formas de identificar a doença é pelo do teste do pezinho, que precisa ser realizado entre o terceiro e sétimo dia de vida do bebê. A confirmação do diagnóstico pode ser feita pelo teste do suor ou por exames genéticos, sendo que estes dois últimos também podem ser realizados a qualquer idade, quando há suspeita diagnóstica.
Embora ainda não exista cura para a doença, os pacientes contam com tratamento geralmente composto por inalações, fisioterapia respiratória, além da ingestão de medicamentos diversos, como enzimas pancreáticas para absorção de gorduras e nutrientes, antibióticos, corticoides, moduladores da proteína CFTR e suplementos vitamínicos.
Nos últimos anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a disponibilizar dois tratamentos específicos para pessoas com fibrose cística e que apresentam algumas mutações genéticas específicas a partir dos 6 anos de idade, os moduladores da proteína CFTR, e que têm transformado significativamente a qualidade de vida das pessoas que utilizam, por serem os únicos medicamentos que tratam a causa base da doença.